Commemorative cover |
Postcard |
0,68€ stamp |
Elevadores Públicos de Portugal
Quando, nos anos 80 do século XIX, se descobriu
em Braga que era muito mais vantajoso construir elevadores públicos do que
andar a gemer com dores nas costas, imediatamente outras localidades de
Portugal aceitaram com entusiasmo seguir essa ideia, com natural destaque para
Lisboa, capital bem acidentada deste país. Em cerca de 20 anos, construíram-se
nada mais nada menos que 14 elevadores e, aproximadamente 20 anos depois, Viana
do Castelo inaugurava o último exemplar deste grupo de elevadores históricos de
Portugal.
De todos restam apenas oito, entre eles o mais antigo, o primeiro a ser construído, o elevador do Bom Jesus em Braga, pioneiro em Portugal e na Península Ibérica. Obra-prima de arquitectura industrial, ainda hoje se move por acção do contra peso de água, tal como quando foi inaugurado em Março de 1882. Primorosamente conservado, andar nele faz-nos sentir no ano da sua inauguração.
A Braga seguiu-se Lisboa, onde com certeza havia já muita gente farta de tanta colina! A construção do elevador do Lavra, vencendo essa íngreme calçada veio trazer novo ânimo. A partir de Abril de 1884 puderam os Lisboetas sentir-se vaidosos por já terem um elevador, também movido a contra peso de água e que vencia um percurso em curva, coisa considerada impossível até essa data.
E como uma alegria nunca vem só, logo em Outubro de 1885, a calçada da Glória, ganha também o seu elevador. De aspecto imponente, transportava passageiros no interior e no tejadilho, que tinha bancos onde os cavalheiros se sentavam em poses de grande dignidade, cofiando os seus bigodes. É um dos mais utilizados elevadores de Lisboa.
Depois de Lisboa, foi a Nazaré a recorrer ao elevador para solucionar o importante problema da ligação ao Sítio. Inaugurado solenemente em Julho de 1889, foi o primeiro elevador a utilizar o vapor como força motriz. Hoje está modernizado sendo, pela beleza do seu percurso e das suas carruagens, um dos mais bonitos elevadores de Portugal.
O elevador dos Guindais, no Porto, foi um projecto de grande ousadia, devido à inclinação do seu percurso. Utilizando a força do vapor, foi inaugurado em Junho de 1891, mas durou apenas dois anos devido a um grave acidente. Ressuscitado para integração no âmbito da Porto 2001 – Capital da Cultura, é hoje um magnífico elevador verdadeiramente moderno, panorâmico e bonito.
O sexto elevador da nossa lista é, sem dúvida, o mais simpático elevador de Lisboa. Começou a andar no característico bairro da Bica em 1892, por altura dos Santos Populares, utilizando o contra-peso de água durante algum tempo. Pequeno, com chão em degraus, bem cedo começou a fazer disparates, mas sempre se recompôs. Se essa alcunha não tivesse dono, bem se lhe podia chamar “o miúdo da Bica”.
O elevador de Santa Justa, inaugurado em 1902, foi o último elevador a ser construído em Lisboa. As suas cabines deslocam-se na vertical, tendo sido movidas inicialmente pela força do vapor de água. Grandioso, com uma arquitectura magnífica transformou-se num verdadeiro ex-líbris de Lisboa que todos gostam de admirar e utilizar.
O único elevador desta série que ainda não é centenário, mas que para lá caminha alegremente, é o de Santa Luzia em Viana do Castelo. Inaugurado em Junho de 1923, não teve uma vida fácil. Chegou mesmo a pensar-se que acabaria. Mas foi ressuscitado e hoje é um elevador muito bonito e moderno, bem de acordo com a beleza do seu percurso.
Impossível não recordar Raul Mesnier, ligado à construção de todos estes elevadores, exceptuando o último, construído já depois da sua morte.
Importa também lembrar que todos os elevadores de Lisboa pertencem à Carris e os restantes, às respectivas Câmaras Municipais, sendo de realçar todo o trabalho de manutenção e conservação desenvolvido por estas entidades.
Ao emitir esta série magnífica de selos, os CTT estão, com toda a certeza, a dar uma enorme alegria a todos que se interessam por transportes, mas também ao público em geral que fica a conhecer um pouco mais o nosso património.
Texto:
Jaime Fragoso de Almeida
De todos restam apenas oito, entre eles o mais antigo, o primeiro a ser construído, o elevador do Bom Jesus em Braga, pioneiro em Portugal e na Península Ibérica. Obra-prima de arquitectura industrial, ainda hoje se move por acção do contra peso de água, tal como quando foi inaugurado em Março de 1882. Primorosamente conservado, andar nele faz-nos sentir no ano da sua inauguração.
A Braga seguiu-se Lisboa, onde com certeza havia já muita gente farta de tanta colina! A construção do elevador do Lavra, vencendo essa íngreme calçada veio trazer novo ânimo. A partir de Abril de 1884 puderam os Lisboetas sentir-se vaidosos por já terem um elevador, também movido a contra peso de água e que vencia um percurso em curva, coisa considerada impossível até essa data.
E como uma alegria nunca vem só, logo em Outubro de 1885, a calçada da Glória, ganha também o seu elevador. De aspecto imponente, transportava passageiros no interior e no tejadilho, que tinha bancos onde os cavalheiros se sentavam em poses de grande dignidade, cofiando os seus bigodes. É um dos mais utilizados elevadores de Lisboa.
Depois de Lisboa, foi a Nazaré a recorrer ao elevador para solucionar o importante problema da ligação ao Sítio. Inaugurado solenemente em Julho de 1889, foi o primeiro elevador a utilizar o vapor como força motriz. Hoje está modernizado sendo, pela beleza do seu percurso e das suas carruagens, um dos mais bonitos elevadores de Portugal.
O elevador dos Guindais, no Porto, foi um projecto de grande ousadia, devido à inclinação do seu percurso. Utilizando a força do vapor, foi inaugurado em Junho de 1891, mas durou apenas dois anos devido a um grave acidente. Ressuscitado para integração no âmbito da Porto 2001 – Capital da Cultura, é hoje um magnífico elevador verdadeiramente moderno, panorâmico e bonito.
O sexto elevador da nossa lista é, sem dúvida, o mais simpático elevador de Lisboa. Começou a andar no característico bairro da Bica em 1892, por altura dos Santos Populares, utilizando o contra-peso de água durante algum tempo. Pequeno, com chão em degraus, bem cedo começou a fazer disparates, mas sempre se recompôs. Se essa alcunha não tivesse dono, bem se lhe podia chamar “o miúdo da Bica”.
O elevador de Santa Justa, inaugurado em 1902, foi o último elevador a ser construído em Lisboa. As suas cabines deslocam-se na vertical, tendo sido movidas inicialmente pela força do vapor de água. Grandioso, com uma arquitectura magnífica transformou-se num verdadeiro ex-líbris de Lisboa que todos gostam de admirar e utilizar.
O único elevador desta série que ainda não é centenário, mas que para lá caminha alegremente, é o de Santa Luzia em Viana do Castelo. Inaugurado em Junho de 1923, não teve uma vida fácil. Chegou mesmo a pensar-se que acabaria. Mas foi ressuscitado e hoje é um elevador muito bonito e moderno, bem de acordo com a beleza do seu percurso.
Impossível não recordar Raul Mesnier, ligado à construção de todos estes elevadores, exceptuando o último, construído já depois da sua morte.
Importa também lembrar que todos os elevadores de Lisboa pertencem à Carris e os restantes, às respectivas Câmaras Municipais, sendo de realçar todo o trabalho de manutenção e conservação desenvolvido por estas entidades.
Ao emitir esta série magnífica de selos, os CTT estão, com toda a certeza, a dar uma enorme alegria a todos que se interessam por transportes, mas também ao público em geral que fica a conhecer um pouco mais o nosso património.
Texto:
Jaime Fragoso de Almeida
Public Elevators in Portugal
When, in the 80s of the XIX century, was discovered in Braga which was much more advantageous than build public elevators floor moaning with back pain, immediately other locations in Portugal accepted enthusiastically pursue this idea, with emphasis on natural Lisbon, capital well this rugged country. In about 20 years, built up no less than 14 lifts and about 20 years later, Viana do Castelo inaugurated the last copy of this historical group of elevators Portugal.
In all there are only eight, including the oldest, the first to be built, the lift of Bom Jesus in Braga, Portugal and pioneer in the Iberian Peninsula. Masterpiece of industrial architecture, still moves by action against the weight of water, such as when it opened in March 1882. Exquisitely preserved floor it makes us feel in the year of its opening.
The Braga followed Lisbon, where surely there were already so many people sick of the hill! The construction of Lavra lift, winning this steep driveway has brought new vitality. From April 1884 the Lisboetas could feel conceited because they already had an elevator, also moved against the weight of water and bore a path in a curve, something considered impossible by that date.
And as a joy never comes alone, then in October 1885, the Walk of Glory, also won his lift. It looks impressive, carrying passengers inside and on the roof, which had benches where the gentlemen sat in poses of great dignity, stroking his whiskers. It is one of the most used lifts Lisbon.
After Lisbon, went to Nazareth to use the elevator to solve the important problem of binding site. Solemnly inaugurated in July 1889, was the first elevator using steam as the driving force. Today is being modernized, the beauty of the journey and their carriages, one of the nicest elevators Portugal.
The elevator Guindais in Porto, was a project of great daring, due to the inclination of his journey. Using the power of steam, was inaugurated in June 1891, but lasted only two years due to a serious accident. Risen for integration within Porto 2001 - European Capital of Culture, is today a magnificent lift truly modern, scenic and beautiful.
The sixth lift our list is undoubtedly the nicest elevator in Lisbon. He began walking in the characteristic neighborhood of Bica in 1892, around the time of the Popular Saints, using the counter-weight of water for some time. Small, with stepped floor, and soon began to make nonsense, but always recovered. If this nickname had not owned, well if you could call "kid da Bica."
The Santa Justa Lift, opened in 1902, was the last elevator to be built in Lisbon. Their cabins move vertically, having initially been moved by the force of water vapor. Grand, with stunning architecture has become a real ex-libris of Lisbon that everyone likes to admire and use.
The only elevator in this series that is not yet centenary, but there walks happily, is the Santa Luzia in Viana do Castelo. Opened in June 1923, has not had an easy life. He even thought that would end. But it was resurrected and is now a very beautiful and modern elevator, and according to the beauty of your route.
Impossible not remember Raul Mesnier on the construction of all these elevators, except the last, already built after his death.
It is also important to remember that all lifts belong to Carris Lisbon and the other, the respective Municipal Councils, and to highlight all the work of maintenance and upkeep developed by these entities.
In issuing this magnificent series of stamps, CTT, with certainty, to give an enormous joy to all who are interested in transport, but also the general public who gets to know a little more our heritage.
When, in the 80s of the XIX century, was discovered in Braga which was much more advantageous than build public elevators floor moaning with back pain, immediately other locations in Portugal accepted enthusiastically pursue this idea, with emphasis on natural Lisbon, capital well this rugged country. In about 20 years, built up no less than 14 lifts and about 20 years later, Viana do Castelo inaugurated the last copy of this historical group of elevators Portugal.
In all there are only eight, including the oldest, the first to be built, the lift of Bom Jesus in Braga, Portugal and pioneer in the Iberian Peninsula. Masterpiece of industrial architecture, still moves by action against the weight of water, such as when it opened in March 1882. Exquisitely preserved floor it makes us feel in the year of its opening.
The Braga followed Lisbon, where surely there were already so many people sick of the hill! The construction of Lavra lift, winning this steep driveway has brought new vitality. From April 1884 the Lisboetas could feel conceited because they already had an elevator, also moved against the weight of water and bore a path in a curve, something considered impossible by that date.
And as a joy never comes alone, then in October 1885, the Walk of Glory, also won his lift. It looks impressive, carrying passengers inside and on the roof, which had benches where the gentlemen sat in poses of great dignity, stroking his whiskers. It is one of the most used lifts Lisbon.
After Lisbon, went to Nazareth to use the elevator to solve the important problem of binding site. Solemnly inaugurated in July 1889, was the first elevator using steam as the driving force. Today is being modernized, the beauty of the journey and their carriages, one of the nicest elevators Portugal.
The elevator Guindais in Porto, was a project of great daring, due to the inclination of his journey. Using the power of steam, was inaugurated in June 1891, but lasted only two years due to a serious accident. Risen for integration within Porto 2001 - European Capital of Culture, is today a magnificent lift truly modern, scenic and beautiful.
The sixth lift our list is undoubtedly the nicest elevator in Lisbon. He began walking in the characteristic neighborhood of Bica in 1892, around the time of the Popular Saints, using the counter-weight of water for some time. Small, with stepped floor, and soon began to make nonsense, but always recovered. If this nickname had not owned, well if you could call "kid da Bica."
The Santa Justa Lift, opened in 1902, was the last elevator to be built in Lisbon. Their cabins move vertically, having initially been moved by the force of water vapor. Grand, with stunning architecture has become a real ex-libris of Lisbon that everyone likes to admire and use.
The only elevator in this series that is not yet centenary, but there walks happily, is the Santa Luzia in Viana do Castelo. Opened in June 1923, has not had an easy life. He even thought that would end. But it was resurrected and is now a very beautiful and modern elevator, and according to the beauty of your route.
Impossible not remember Raul Mesnier on the construction of all these elevators, except the last, already built after his death.
It is also important to remember that all lifts belong to Carris Lisbon and the other, the respective Municipal Councils, and to highlight all the work of maintenance and upkeep developed by these entities.
In issuing this magnificent series of stamps, CTT, with certainty, to give an enormous joy to all who are interested in transport, but also the general public who gets to know a little more our heritage.
Text:
Jaime Fragoso de Almeida
Technical Details
Date of Issue: 17 May 2010
Values: stamps of 0,32€, 0,47€, 0,57€, 0,68€,
0,80€ and 1,800€
Souvenir sheet: with two stamps (2,50€)
Designer: Atelier Whitestudio / Eduardo Aires
Photos:
Credits:
Printer: CARTOR
Process: Offset 4 Colors
Size: 30,6 x 80 mm
Souvenir sheet: 95 x 125 mm
Perforation: Cross of Christ 13 x 13
Paper: FSC 110 g./m2
Watermark:
Sheet: with 25 stamps
No comments:
Post a Comment